Sorrisus - Clínicas Odontológicas

Notícias Novidades

05/01/2018 10:14h

397 Visualizações

Saudalys aposta em estratégia de gestão e se supera nos resultados de desempenho

A Sorrisus Clínicas Odontológicas é o carro chefe e segue registrando bons números desde a largada da expansão

 

A Saudalys Franchising chegou ao fim de 2017 com a tarefa de casa em dia. Após um ano intenso de investimentos e novas ações, os resultados apareceram nos números registrados até aqui. Desde as 177 franquias comercializadas em 2016, muita coisa aconteceu. Além da Sorrisus, as marcas Protesys e Life também estão se consolidando no mercado de franquias do setor de saúde.

“Em 2017, avançamos mais 111 novos franqueados, somando 288 unidades até dezembro deste ano, sendo 31 da Protesys Laboratório e 21 Life Clínicas Médicas e o restante, 59 unidades Sorrisus Clínicas Odontológicas”, destaca Márcio Bortolli, vice-presidente Comercial. Ele explica que “o diferencial é que, em 2016, a demanda foi expressiva e a taxa de franquia era de 60 mil. Este ano a taxa é de 90 mil, um aumento de 25% devido à nova percepção de valor da marca”.

A representatividade da marca aumenta quando se observa o número de empregos gerados nos últimos dois anos. Cada clínica emprega pelo menos 20 pessoas no primeiro momento, e pode chegar a 60 colaboradores, são cerca de 1320 empregos gerados somente nas franqueadas Sorrisus.

Expansão

A Saudalys em 2017 expandiu suas unidades e internamente suas perspectivas de crescimento com a chegada de investidores com alto nível de experiência e capilaridade frente a stakeholders. O vice-presidente Comercial,  Márcio Bortolli e Rodrigo Lowndes, vice-presidente Financeiro, estão no comando do novo escritório Saudalys, em São Paulo.

Em uma rápida análise, a Sorrisus saiu de Montes Claros para o Brasil, está em 21 estados atualmente. “Inauguramos clínicas em Montes Claros, norte de Minas, sul da Bahia. Em seguida, chegamos em Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Maceió e enfim São Paulo, nas cidades de Campinas e praças circunvizinhas. A procura aumentou devido à indicação de clientes e, especialmente, da participação na feira da ABF – Associação Brasileira de Franchising”, conta Márcio Bortolli.

Para o CEO da Saudalys, Marcelo Miranda, “a Sorrisus é mais que um modelo de negócio, é um novo conceito de atendimento de saúde. O respeito e o cuidado com o franqueado são nosso DNA, que também é fundamental no atendimento ao cliente lá na ponta, proporcionando uma experiência única. Vamos transformar o mundo, com um sorriso de cada vez”.

Gestão compartilhada

A palavra de ordem em 2017 para a Saudalys foi profissionalização. Setores essenciais tiveram o suporte do Grupo Áquila, como a área de implantação, operacionalização, com modelos de gestão e ferramentas que otimizaram o ganho de eficiência nas operações. Um marco em nosso negócio, o DNA Saudalys, estar bem próximo do franqueado. Até o dia 31 de dezembro de 2017, a empresa colocou 78 unidades Sorrisus em operação, além de duas clínicas Life, três laboratórios Protesys e uma unidade Macchina Estúdio Automotivo, em cidades de norte a sul do país. Daí o foco da Saudalys na reestruturação da área de operações, com a criação de quatro regionais, dando suporte na análise de relatórios e seus resultados a partir de visitas in loco.

“O suporte é necessário para reciclar e revigorar a todo momento a nossa essência e o nosso modelo de negócio. As ações comerciais e de captações devem ser pensadas de forma personalizada pois, cada praça tem uma peculiaridade e esta realidade é acompanhada no negócio regionalmente por nossa equipe”, esclarece Marcelo Rodrigues, diretor de operações.

Grande parte dos franqueados vem de outros negócios e eles não são profissionais graduados em odontologia ou do setor de saúde. O suporte técnico é essencial para estes investidores que não são dentistas. “A solução foi criar uma equipe técnica que acompanha todos os procedimentos  com suporte na área de odontologia. Ampliando a demanda, o setor também contratou dentistas para entrar em contato com pacientes que não fecharam o atendimento, numa segunda abordagem”, diz Lílian Souto, vice-presidente Técnica da Saudalys.

Iniciativas que impactam diretamente os resultados das clínicas, pois sensibilizam a área comercial. Ainda seguindo a ideia de compartilhar experiência entre a franqueadora e franqueado de forma mais próxima, foram criados os comitês de Marketing, Técnico e de Programa de Excelência. Os participantes abordam temas desde a atualização de formatos de atendimento, produtos e insumos até estratégias para alavancar resultados em cada unidade. O Programa de Mindset semanal, por sua vez, promove palestras com especialistas e levanta temas relevantes

Marketing em nível nacional

As campanhas com atores de expressão nacional, atualmente o Nelson Freitas, ajudaram a apresentar a Sorrisus para consumidores de todo o Brasil. Entre as iniciativas que agregam mais robustez ao negócio dos franqueados, o programa 0800 recriou o sistema de call center, para distribuir os atendimentos na rede de franquias.

O patrocínio da Ponte Preta, na primeira divisão do campeonato brasileiro, deu visibilidade para a marca,  em horário nobre de canais abertos e fechados. O esporte é interessante por ser uma atividade ligada à saúde, desta forma a Sorrisus passou a apoiar o Projeto Ateneu, no norte de Minas. A Arena Sorrisus Ateneu é o local onde dezenas de crianças em risco social fazem parte de escolinha de futebol e campeonatos regionais.

Franchising no Brasil

Desde o início do franchising, em meados da década de 1950, os números relacionados a este mercado só aumentam. Os últimos dados sobre o segmento no Brasil apresentam ganhos expressivos. No período de 2015, o faturamento bateu a casa dos R$ 139,6 bilhões – 8,3% acima do resultado de 2014. Dentro desse universo, um dos setores que mais cresceram foi o de Esportes, Saúde, Beleza e Lazer, figurando em terceiro lugar no ranking disponibilizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), arrecadando pouco mais de R$ 25 bilhões, representando uma participação de 18% de todo o franchising nacional.